Publicidade

Mundo 13 de janeiro de 2017

Museu Virtual do Feira Hoje recebeu mais de 17 mil visitas de franceses em dois meses

Os números são do Google Analytics. O Museu Virtual do Jornal Feira Hoje recebeu 17 mil visitas, desde 10 de novembro de 2016 até esta data (13 de janeiro de 2017), de internautas de Paris, França.

museu_virtual_nota_13-1-17_intA atenção de navegadores europeus por esta seção do jornal é notória. O Acervo Inglês do Museu Reginal de Artes, datado de 1967 e localizado no Cuca, integra o Museu Virtual. Um dos artistas, o modernista Antony Donaldson, chegou a entrar em contato com o Feira Hoje depois de localizar sua tela através da internet.

Acesse o Museu Virtual do Feira Hoje

Veja nota sobre o modernista inglês Antony Donaldson

O Museu Regional

Chamado originalmente de Museu Regional de Feira de Santana (fundado em 1987), o Museu Regional de Arte (MRA) nasceu com um acervo de artes plásticas no qual figurava a maioria dos artistas modernistas brasileiros de destaque, incluindo baianos e feirenses. O acervo contava, ainda, com uma coleção de modernistas ingleses adquirida por Assis Chateaubriand, quando embaixador do Brasil na Inglaterra. Compunha a coleção, também, uma seção destinada à cultura regional, constituída por artefatos característicos da chamada “cultura do couro”, que ilustravam o cotidiano do homem sertanejo e remetiam às origens do povo de Feira de Santana.

O objetivo de Assis Chateaubriand, idealizador do Museu, era possibilitar a descentralização de museus, viabilizando a interiorização da arte, o incentivo à descoberta de novos artistas, além de criar um espaço de lazer e educação que favorecesse a apreciação de obras de arte.

Em 1984 o MRA foi incorporado à Universidade Estadual de Feira de Santana, que expõe as obras no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

FH, 13/1/17

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr