Vídeo produzido pelo Portal Memorial da Feira conta a história de Francisco Salles Barbosa
Todos os feirenses conhecem a rua Sales Barbosa, mas pouquíssimos sabem quem foi Francisco Salles Barbosa, o poeta romântico que empresta seu nome a uma das vias principais do centro comercial de Feira de Santana. A história de Salles Barbosa é contada no mais recente vídeo publicado pelo Memorial da Feira http://www.memorialdafeira.ba.gov.br/conteudo.asp?catvid=1#tag (assista neste link), portal mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social.
Nascido em 1862, Salles Barbosa foi um dos principais protagonistas do romantismo e do abolicionismo em Feira de Santana. O poeta feirense estudou Direito em Recife, onde participou do Clube do Cupim, e foi representante desse movimento abolicionista em Feira de Santana, juntamente com Padre Ovídio Alves Boaventura, Dr. Remédios Monteiro e Filinto Bastos. O grupo se reunia no Teatro Santana, nas filarmônicas Vitória e 25 de Março e na Capela dos Remédios, onde angariavam fundos para comprar cartas de alforria e libertar escravos.
Salles Barbosa morreu aos 26 anos, em 1888, justamente no ano da Abolição da Escravatura. Em Feira de Santana, a vida e a obra do poeta tem sido objeto de estudos da professora Cíntia Portugal, que há três anos realiza no Mercado de Arte Popular o projeto Saraus Poéticos em homenagem a Salles Barbosa, reunindo poetas e cordelistas para declamar poesias de Salles e de outros poetas feirenses e brasileiros.
A divulgação do nome de Salles Barbosa torna-se oportuna nesse mês de novembro, em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. O vídeo pode ser visto no portal Memorial da Feira pela internet, no endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br.
Secom/PMFS
FH, 23/11/19