Educação e Cidadania 7 de outubro de 2024

UFRB tem representante no comitê de assessoramento do CNPq na área de teorias da comunicação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) passou a ter um representante no Comitê de Assessoramento (CA) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A nomeação de Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho como suplente no CA de Artes, Ciência da Informação, Comunicação e Museologia, na subárea de Teorias da Comunicação, foi publicada em julho de 2024.

Os pesquisadores são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo do CNPq, com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional. Eles(as) atuam na análise e proposição de parâmetros de avaliação dos futuros editais do CNPq, além de contribuírem para o estabelecimento das diretrizes consideradas prioritárias na respectiva área de atuação.

Jorge Cardoso Filho é um dos 15 pesquisadores da Bahia e o único representante da UFRB entre os 300 estudiosos que compõem os CAs. Ele atuará no comitê até 30 de junho de 2027. Atualmente, Jorge é professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e integrante do quadro permanente do Mestrado em Comunicação (PPGCOM/UFRB).

A nomeação do docente é vista como uma conquista significativa para a pós-graduação da UFRB, conforme destaca Lucas Cerqueira: “É uma importante e representativa conquista, pois o CNPq é um dos órgãos de fomento à pesquisa mais importantes do país”.

O professor Jorge também considera sua participação nos processos de decisão do fomento à pesquisa em nível nacional como uma oportunidade para consolidar universidades jovens como a UFRB. Ele afirma: “Isso representa o reconhecimento de um papel importante que as universidades do REUNI, como a UFRB, têm a oferecer na redução das assimetrias regionais, étnico-raciais e de gênero entre os pesquisadores e pesquisadoras que são financiadospelo CNPq”.

Ascom/UFRB

FH, 07/10/24

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad