Jurista baiano Taurino Araújo é agraciado com o título de Amigo da Marinha do Brasil
Em cerimônia presidida pelo comandante do 2º Distrito Naval, dia 8 de novembro de 2024, o jurista baiano Taurino Araújo recebeu o título de Amigo da Marinha do Brasil, em reconhecimento às ações em prol da disseminação da mentalidade marítima. O reconhecimento faz de Araújo o mais novo entre as personalidades civis e militares de outras forças distinguidas com a honraria
Para celebrar este momento, Taurino Araújo elaborou o Soneto da Cruz Triunfante:
Soneto à cruz triunfante
Taurino Araújo, Ph.D.
A Rosa dos Ventos, pontos da cruz,
quatro cardeais, correção de rumo,
em mapas antigos, quatro expansões:
dos pontos, outros pontos se perfazem.
Rumos, ventos, pontos colaterais:
quatro viram oito, dezesseis, trinta e dois,
Tramontana ao norte, Levante ao leste,
Ponente-oeste das terras orientadas.
Ergue-se a cruz em mar aberto:
Calmon Teixeira me compara a Colombo,
símbolos somos, desbravadores, sempre!
Nos portulanos dos mares distantes,
com trinta e dois pontos surge a flor,
rosa de Portugal, Rosa dos Ventos.
Expande-se o mundo em linhas e traço,
de ponto em ponto, o horizonte é real:
corrigindo, a cruz triunfante orienta.
Taurino Araújo explica que ‘A Rosa dos Ventos’ é uma metáfora sobre as rotas que guiam as naus e, em corolário, norteia a nossa identidade e coragem de homens e mulheres que, em suas labutas diárias, ousam desafiar os simbólicos oceanos e vencer distâncias. “Com isso, os mapas das importantes conquistas se completem e os horizontes próprios sejam ampliados tendo a Marinha do Brasil como exemplo: corrigindo, a cruz triunfante orienta!”
Receber esta medalha é mais do que uma condecoração militar, afirma Taurino Araújo. “É um compromisso renovado com os valores que a Marinha encarna, orientando nossos rumos e garantindo que, como a Rosa dos Ventos, nossa jornada seja marcada pela clareza e, a partir dela — plenos de coragem heroica — possamos contribuir significativamente com o destino da Civilização Brasileira”, enfatizou.
“Para mim, portanto, a condecoração se reveste de vários significados, a expectativa com a chegada em outubro do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, iniciativa de empresários e poder público que promete movimentar a economia do mar, nos próximos anos, sob as bênçãos do 2º Distrito Naval e da Companhia das Docas do Estado da Bahia”. Araújo cita, ainda, o presidente do 2° Distrito, Antonio Gobbo, com o lema “conectando ideias, desenvolvendo o futuro”; bem como as ações de segurança, salvamento e combate a ilícitos desenvolvidas pelo Comando.
Saudando o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, o presidente da Associação Amigos da Marinha, desembargador Baltazar Miranda Saraiva e os Capitães de Mar e Guerra Ataíde, Gagno e Beal, comandantes da Base Naval, da Capitania dos Portos e do Estado Maior, abraço toda a Armada do meu país.
Taurino Araújo é advogado, escritor, professor Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, poeta, crítico literário e lifementoring consultant.
Sócio Efetivo IAB-BA e da ABI. academico@taurinoaraujo.com
FH, 17/11/24