Mais Lidas 10 de maio de 2025

Suástica em praça pública de Feira de Santana não fazia referência ao nazismo

Imagem está registrada em fotografia antiga da então ‘Praça do Commercio’

Causa surpresa e curiosidade, em muitos, a imagem da suástica numa fotografia antiga da então chamada ‘Praça do Commercio – FEIRA DE SANTA’ANNA’. O símbolo está estampado no que parece ser uma ‘bomba de combustível’ da época (‘gasômetro’)  instalada nas proximidades do que é, hoje, o Mercado de Arte Popular (MAP). Não há citação de data, mas, a partir de outras fotografias do período, pode-se supor que seja dos anos 1930 ou até mesmo anterior.

Disponível em Memorial da Feira/PMFS

Teria existido, na cidade, algum grupo de políticos, empresários ou outro qualquer, adeptos do regime da Alemanha nazista, já que a suástica é um dos símbolos do partido do líder Adolf Hitler? Isso é difícil provar, nem que sim, nem que não.

Por outro lado, dados históricos apontam que o símbolo na antiga fotografia da ‘Feira de Sant’Anna’ nada tem a ver com o partido nazista alemão.

A suástica estampada na bomba de combustível nada mais é que o antigo símbolo da distribuidora de combustíveis Shell (que tinha filial na América do Sul chamada de Shell Max Argentina), antes de ter adotado o atual símbolo, uma concha.

Como assim? A Shell era adepta do Nazismo? Registros históricos não apontam para isso. A suástica é um símbolo utilizado por grupos humanos há mais de cinco mil anos, em diversos localidades do planeta. A Shell Max Argentina começou a usar a suástica em 1914. Já o Partido Nazista da Alemanha, anos depois.

Aviso da Shell ao público sobre a mudança do símbolo, da suástica para a concha

Propaganda de época

Registros históricos dão conta de que a suástica, tida, antes do nazismo, como um símbolo do bem, de força, de energia, também foi usada por unidades do Exército dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial e era visto nos aviões da Força Aérea Britânica até 1939. A maior parte desses usos “benignos” parou de ocorrer nos anos 1930, quando o partido nazista chegou ao poder na Alemanha.

Terminada a II Guerra Mundial, o símbolo da suástica passou a ser banido em muitos países. No Brasil, é crime utilizar a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo.

Há de se observar que o partido nazista alemão fez modificações na suástica antiga, mudando o sentido das pontas (uma espécie de espelhamento) e excluindo quatro pequenos círculos.

Referências

BBC News Brasil
Estranha História

Everaldo Goes –  Feira Hoje

FH, 16/01/25

10/05/25

Siga o Feira Hoje no Instagram

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad