Suástica em praça pública de Feira de Santana não fazia referência ao nazismo
Imagem está registrada em fotografia antiga da então ‘Praça do Commercio’
Causa surpresa e curiosidade, em muitos, a imagem da suástica numa fotografia antiga da então chamada ‘Praça do Commercio – FEIRA DE SANTA’ANNA’. O símbolo está estampado no que parece ser uma ‘bomba de combustível’ da época (‘gasômetro’) instalada nas proximidades do que é, hoje, o Mercado de Arte Popular (MAP). Não há citação de data, mas, a partir de outras fotografias do período, pode-se supor que seja dos anos 1930 ou até mesmo anterior.

Disponível em Memorial da Feira/PMFS
Teria existido, na cidade, algum grupo de políticos, empresários ou outro qualquer, adeptos do regime da Alemanha nazista, já que a suástica é um dos símbolos do partido do líder Adolf Hitler? Isso é difícil provar, nem que sim, nem que não.
Por outro lado, dados históricos apontam que o símbolo na antiga fotografia da ‘Feira de Sant’Anna’ nada tem a ver com o partido nazista alemão.
A suástica estampada na bomba de combustível nada mais é que o antigo símbolo da distribuidora de combustíveis Shell (que tinha filial na América do Sul chamada de Shell Max Argentina), antes de ter adotado o atual símbolo, uma concha.
Como assim? A Shell era adepta do Nazismo? Registros históricos não apontam para isso. A suástica é um símbolo utilizado por grupos humanos há mais de cinco mil anos, em diversos localidades do planeta. A Shell Max Argentina começou a usar a suástica em 1914. Já o Partido Nazista da Alemanha, anos depois.

Aviso da Shell ao público sobre a mudança do símbolo, da suástica para a concha

Propaganda de época
Registros históricos dão conta de que a suástica, tida, antes do nazismo, como um símbolo do bem, de força, de energia, também foi usada por unidades do Exército dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial e era visto nos aviões da Força Aérea Britânica até 1939. A maior parte desses usos “benignos” parou de ocorrer nos anos 1930, quando o partido nazista chegou ao poder na Alemanha.
Terminada a II Guerra Mundial, o símbolo da suástica passou a ser banido em muitos países. No Brasil, é crime utilizar a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo.
Há de se observar que o partido nazista alemão fez modificações na suástica antiga, mudando o sentido das pontas (uma espécie de espelhamento) e excluindo quatro pequenos círculos.
Referências
BBC News Brasil
Estranha História
Everaldo Goes – Feira Hoje
FH, 16/01/25
10/05/25
Siga o Feira Hoje no Instagram