Professora da Uefs Sandra Soares é homenageada na Câmara pelo projeto Alfagaris
A Câmara Municipal de Feira de Santana prestou homenagem, nesta terça-feira (22), à professora doutora Sandra Nívea Soares, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A educadora foi cumprimentada em plenário pelo vereador Professor Ivamberg (PT), por sua atuação à frente do projeto Alfagaris, que alfabetiza garis e é finalista do Prêmio LED – Luz na Educação 2025, promovido pelo Grupo Globo e Fundação Roberto Marinho.
“Precisamos parabenizar a professora Nívea, uma das idealizadoras e fundadoras do Alfagaris, que tem transformado vidas por meio da educação”, afirmou o vereador, que também é profissional da área de ensino. A homenagem ocorre diante do anúncio oficial dos vencedores da premiação, que reconhece práticas inovadoras no campo da educação em todo o Brasil.
Criado em 2017 numa parceria entre a Uefs e a empresa Sustentare Saneamento, o Alfagaris já beneficiou mais de 100 trabalhadores da limpeza urbana. As aulas, ministradas por estudantes do curso de Pedagogia, vão além da alfabetização tradicional e incluem visitas ao teatro, ao cinema, à Feira do Livro e ao Observatório Antares, promovendo o acesso à cultura e aos direitos.
“O projeto parte da ideia de que alfabetizar é também ensinar a ler o mundo, como dizia Paulo Freire”, destaca a coordenadora Sandra Nívea. Com base em referenciais críticos e nas relações étnico-raciais, o Alfagaris busca dar voz aos trabalhadores, unindo teoria, prática e vivências reais como instrumentos de transformação social.
Siga o Feira Hoje no Instagram
FH, 22/04/25