Robert Francis Prevost é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV
Eleito nasceu nos EUA e também tem cidadania peruana
Habemus Papam! A tradicional frase que anuncia a escolha de um novo pontífice ecoou nesta quinta-feira (8), diretamente da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado ao mundo como o 267º papa da Igreja Católica, adotando o nome Leão XIV.
Prevost é o primeiro pontífice nascido na América do Norte e é naturalizado peruano. Nascido em Chicago, Estados Unidos, em 1955, Robert Francis Prevost obteve a cidadania peruana em 2015, após dedicar quase duas décadas à missão religiosa no Peru, especialmente como bispo de Chiclayo.
Prevost sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21, e torna-se o novo líder espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo.
Fumaça branca e emoção na Praça São Pedro
O anúncio aconteceu pouco mais de uma hora após a tão aguardada fumaça branca sair da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinal tradicional de que os cardeais chegaram a um consenso. A multidão reunida na Praça de São Pedro celebrou com entusiasmo.
A eleição de Leão XIV ocorreu após quatro votações, sendo três realizadas nesta quinta-feira (8) e uma no dia anterior. Ao todo, 133 cardeais participaram do conclave.
Cerimônia após a escolha
Após ser apresentado ao público, o novo papa retornou à Capela Sistina para uma breve cerimônia reservada. Nela, o cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos dá início à celebração, que inclui a leitura de um trecho do Evangelho — geralmente, passagens que reforçam a missão pastoral do papa.
Em seguida, o protodiácono oferece uma oração pelo novo pontífice. Todos os cardeais eleitores, por ordem de precedência, aproximam-se para prestar homenagem e jurar obediência ao papa recém-eleito.
A cerimônia é concluída com o tradicional canto do Te Deum, conduzido pelo próprio papa Leão XIV.
Feira Hoje, com informações Agência Brasil
08/05/25