Mundo 8 de maio de 2025

Robert Francis Prevost é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV

Eleito nasceu nos EUA e também tem cidadania peruana

Habemus Papam! A tradicional frase que anuncia a escolha de um novo pontífice ecoou nesta quinta-feira (8), diretamente da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado ao mundo como o 267º papa da Igreja Católica, adotando o nome Leão XIV.

Prevost é o primeiro pontífice nascido na América do Norte e é naturalizado peruano. Nascido em Chicago, Estados Unidos, em 1955, Robert Francis Prevost obteve a cidadania peruana em 2015, após dedicar quase duas décadas à missão religiosa no Peru, especialmente como bispo de Chiclayo.

Prevost sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21, e torna-se o novo líder espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo.

Fumaça branca e emoção na Praça São Pedro

O anúncio aconteceu pouco mais de uma hora após a tão aguardada fumaça branca sair da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinal tradicional de que os cardeais chegaram a um consenso. A multidão reunida na Praça de São Pedro celebrou com entusiasmo.

A eleição de Leão XIV ocorreu após quatro votações, sendo três realizadas nesta quinta-feira (8) e uma no dia anterior. Ao todo, 133 cardeais participaram do conclave.

Cerimônia após a escolha

Após ser apresentado ao público, o novo papa retornou à Capela Sistina para uma breve cerimônia reservada. Nela, o cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos dá início à celebração, que inclui a leitura de um trecho do Evangelho — geralmente, passagens que reforçam a missão pastoral do papa.

Em seguida, o protodiácono oferece uma oração pelo novo pontífice. Todos os cardeais eleitores, por ordem de precedência, aproximam-se para prestar homenagem e jurar obediência ao papa recém-eleito.

A cerimônia é concluída com o tradicional canto do Te Deum, conduzido pelo próprio papa Leão XIV.

Formação e vida religiosa

Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977. Ele obteve um bacharelado em Matemática pela Universidade Villanova, um mestrado em Divindade pela Catholic Theological Union em Chicago e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Missão no Peru

A partir de 1985, Prevost iniciou seu trabalho missionário no Peru, servindo em diversas funções, incluindo prior comunitário, diretor de formação e professor de Direito Canônico no seminário maior da Arquidiocese de Trujillo. Ele também atuou como vigário judicial e foi responsável pela formação de aspirantes agostinianos.

Liderança e episcopado

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” em Chicago. Dois anos depois, foi eleito prior geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos até 2013. Em 2014, o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, e, em 2015, foi nomeado bispo da mesma diocese, onde serviu até 2023.

Nomeações no Vaticano

Em janeiro de 2023, Prevost foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Em setembro do mesmo ano, foi criado cardeal pelo Papa Francisco. Essas nomeações aumentaram sua visibilidade e influência dentro da Igreja, preparando o caminho para sua eleição ao papado em 2025.

A trajetória de Robert Francis Prevost. reflete uma combinação de experiência missionária, liderança religiosa e serviço administrativo, culminando em sua eleição como Papa Leão XIV.

Feira Hoje, com informações Agência Brasil 

08/05/25

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad