Pesquisa aponta falta de apoio a jovens nas redes sociais e cobra ações mais humanizadas no ambiente digital
Uma pesquisa realizada em abril mostra que 90% dos brasileiros com mais de 18 anos e acesso à internet acreditam que os adolescentes não recebem o apoio emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, especialmente nas redes sociais. O estudo, feito pelo Porto Digital em parceria com a Offerwise, entrevistou mil pessoas de todas as regiões do país. Para 70% dos participantes, a presença de psicólogos nas escolas é essencial para enfrentar esse desafio.
O levantamento ganhou força após a repercussão da série ‘Adolescência’, da Netflix, que evidencia o abismo entre pais e filhos na era digital. Entre os principais problemas enfrentados pelos jovens estão o bullying e a violência escolar (57%), a depressão e a ansiedade (48%) e a pressão estética (32%). Embora muitos pais tentem controlar o uso da internet, apenas 20% pretendem manter ferramentas de monitoramento no futuro.
Especialistas como o professor Luciano Meira (UFPE) alertam para os riscos da desregulamentação das plataformas digitais e defendem uma moderação responsável, com foco na proteção de públicos vulneráveis, como jovens e idosos. Ele ressalta que o diálogo e a construção de confiança entre pais, filhos e escolas são fundamentais para prevenir a exposição a conteúdos nocivos.
Enquanto isso, tramita no Congresso o PL das Fake News, que propõe regular a atuação das plataformas e responsabilizá-las por conteúdos prejudiciais. Meira defende equilíbrio entre o uso das redes e o fortalecimento das relações no mundo real: “É preciso sair do algoritmo e reconstruir vínculos baseados na confiança”.
Feira Hoje, com informações da Agência Brasil
12/05/25