Observatório Antares cria canal para difusão da astronomia
O Observatório Astronômico Antares, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), ampliou as ações do projeto de extensão Planetário Itinerante para as redes sociais. Agora é possível desfrutar na telinha um universo inteiro de conhecimento e diversão, usando uma linguagem acessível para aprender assuntos importantes de forma divertida em um espaço não formal. As informações a respeito do canal estão disponíveis no perfil do Instagram criada para o projeto (@carona_com_astronomia).
Desenvolvido bolsista Narilma Marinho e pelo orientador, professor doutor Marildo Pereira, o projeto Planetário Itinerante alcançou diversas escolas do estado da Bahia sendo composto por um domo e um projetor em seu interior que permite a simulação de uma viagem espacial para os espectadores. O objetivo foi motivar crianças e jovens a despertar o interesse pela ciência e dar acesso a um instrumento público.
Durante a execução percebeu-se que ao final das sessões de planetário, a curiosidade das crianças e jovens era tamanha que os mesmos ainda possuíam dúvidas e ansiavam por mais conteúdo. Assim notou-se a necessidade de criar um meio de comunicação extra entre o projeto e as crianças, visto que o tempo de apresentação no planetário é limitado para cada escola visitada. Paralelo a isso, a condição adversa que estamos enfrentando atualmente devido a ocorrência de uma pandemia (COVID-19), acabou por suspender as atividades extensionistas, fazendo com que fosse preciso buscar novos meios para continuar mantendo o contato com os jovens e as crianças.
Acesse AQUI.
Fonte: Ascom/Uefs
FH, 22/04/20