Líder indígena Ailton Krenak profere palestra na UFRB
Com histórico de ativismo no movimento socioambiental e na defesa dos direitos dos povos indígenas desde a juventude, Krenak ganhou projeção nacional ao discursar durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1987. Com o rosto pintado com pasta de jenipapo, representando luto pelo retrocesso dos direitos indígenas no país, ele teve um papel importante na inclusão do capítulo “Dos Índios” na Constituição Federal de 1988. Na luta pela defesa dos povos originários, Krenak participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI), ambas na década de 1980.
Autor de livros, textos e artigos publicados em coletâneas no Brasil e no exterior. Ailton Krenak também professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2023, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, tornando-se o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na academia.
Em suas reflexões, o ativista critica o modo de vida capitalista e eurocêntrico, além de sua visão objetificada da terra e da natureza. Por outro lado, Krenak defende a necessidade de reconhecer a importância das descobertas ancestrais nas inovações modernas. Para ele, o moderno deve ser visto como uma
Reconcitec 2024
A décima edição da Reconcitec será realizada entre os dias 21 e 25 de outubro no Campus de Cruz das Almas. O evento já conta com mais de 2.900 participantes inscritos, 1734 resumos submetidos e 211 atividades, incluindo palestras, rodas de conversa, minicursos e mesas-redondas.
Na composição do evento, também estão o XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVIII SEPIP); o IX Simpósio de Extensão; o V Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB; a XII Feira Acadêmica de Economia Solidária (XII FAESOL) e o VI Simpósio de Graduação da UFRB. Assim, a Reconcitec se torna um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB, além de apresentar as ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.
Todas as atividades da Reconcitec 2024 são gratuitas e abertas ao público. Além da comunidade acadêmica da UFRB, são esperados estudantes do Ensino Médio, integrantes de diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão nacionais e internacionais, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), entre outros.
As inscrições para participação no evento estão abertas até o dia 25 de outubro de 2024 no sistema on-line UFRB Eventos.
Acompanhe as novidades sobre a Reconcitec 2024 e veja a programação completa em ufrb.edu.br/reconcitec.