Fundação Pedro Calmon promove diálogos no Maio da Diversidade
Em homenagem ao Dia Mundial da Diversidade Cultural e ao Dia Internacional contra a LGBTFobia, a Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), realiza o “Maio da Diversidade”. A proposta é promover encontros e reflexões sobre as pluralidades culturais, incentivando o respeito, a inclusão e o desenvolvimento sustentável por meio de ações em bibliotecas públicas.

Fotos: Henrique Santos/ FPC
A programação começa no dia 20, com o lançamento do livro Minha Classe, Minha Raça, de Nivaldo Félix, na Biblioteca Central. Em seguida, no dia 23, a Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Itaparica) recebe o bate-papo “Influência dos africanos na literatura, religião, arte e musicalidade”, mediado por Mamadou Gaye. Ainda no dia 23, em Salvador, a mesma biblioteca sedia a roda de conversa “LGBTFobia no Ambiente de Trabalho”, com Sandra Muñoz. No mesmo dia, o projeto “Encontro com Escritor” destaca o livro Diversidade em Sala de Aula, com as autoras Daniela Lima e Talita Costa, na Biblioteca Thales de Azevedo.
Encerrando a agenda, no dia 28, a Biblioteca Anísio Teixeira promove uma roda de conversa com Daniela e Talita sobre “Questões raciais e implicações na sociedade brasileira”, reforçando o papel da educação no combate ao racismo. Para a diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Tamires Neves, ações como essas fortalecem o papel das bibliotecas como espaços de diálogo, democratização da informação e construção de uma sociedade mais inclusiva.
Como parte do “Maio da Liberdade”, a exposição Vozes da Liberdade, com obras do artista plástico Dani Hage, estará em cartaz de 13 a 30 de maio na Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Salvador). A mostra evoca lutas históricas por direitos e liberdade, com uma linguagem visual potente que convida à reflexão sobre o presente. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Serviço
Maio da Diversidade | Fundação Pedro Calmon
- Lançamento de livro: Minha Classe, Minha Raça – Nivaldo Félix
- Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris, Salvador)
- 20/05 (terça-feira), às 17h30
- Bate-papo: Influência dos africanos na cultura brasileira – com Mamadou Gaye
- Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Itaparica)
- 23/05 (sexta-feira), às 9h
- Roda de conversa: LGBTFobia no ambiente de trabalho – com Sandra Muñoz
- Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Rio Vermelho, Salvador)
- 23/05 (sexta-feira), às 14h
- Encontro com escritoras: Diversidade em Sala de Aula – com Daniela Lima e Talita Costa
- Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul, Salvador)
- 23/05 (sexta-feira)
- Roda de conversa: Questões raciais e sociedade – com Daniela Lima e Talita Costa
- Biblioteca Anísio Teixeira (Baixa de Quintas, Salvador)
- 28/05 (quarta-feira)
- Exposição: Vozes da Liberdade – de Dani Hage
- Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Rio Vermelho, Salvador)
- 13 a 30/05
- Seg. a sex., 8h às 17h | sáb., 8h às 12h (abertura: 13/05, às 14h)
Feira Hoje, com informações Ascom/Fundação Pedro Calmon
07/05/25