Digaí, Bahia! 24 de março de 2025

Filme Passos Retumbantes celebra o Afroturismo em Cachoeira

Produção de egressos da UFRB foi lançada no Cine Theatro Cachoeirano

Reconhecida por sua riqueza cultural e história, a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é cenário do filme Passos Retumbantes. Realizado por egressos(as) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da produtora cachoeirana Travessia Filmes, a obra celebra a ancestralidade afro-brasileira e convida o público a uma imersão nas tradições, paisagens e vivências que fazem de Cachoeira um dos principais centros de resistência e valorização da cultura afro no Brasil.

No formato de curta-metragem, a produção conta a história de Luz, uma mulher que embarca em uma jornada transformadora ao visitar uma Cachoeira ancestral. Ao longo da trama, ela se depara com um universo de tradições afro-brasileiras preservadas por gerações. Segundo o diretor Állan Maia, o filme adota uma abordagem sensível e envolvente, que vai além de um simples retrato turístico, propondo uma reflexão sobre a importância do afroturismo.

“O filme mergulha nas raízes da cultura afro, revelando um ambiente onde a música, a religiosidade, a dança e gastronomia de Cachoeira se entrelaçam, criando uma celebração vibrante de resistência e identidade. Cachoeira é o cenário perfeito para essa imersão cultural, sendo um polo de resistência negra, com sua rica história de luta e preservação das tradições afrodescendentes”, afirma o diretor.

Ainda de acordo com a equipe realizadora, a proposta de Passos Retumbantes é convidar o telespectador a refletir sobre a importância do afroturismo como uma ferramenta de educação e valorização das raízes afro-brasileiras. A produção cinematográfica  percorre o município resgatando as memórias das comunidades locais e revelando suas contribuições para a preservação de saberes. Dessa forma, a obra mostra como o turismo pode ser uma porta para a descoberta e o fortalecimento da herança cultural, além de reconhecer histórias e legados muitas vezes esquecidos ou invisibilizados.

Passos Retumbantes foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. As gravações aconteceram nos meses de junho e julho de 2024.

Sobre a equipe

Além do diretor Állan Maia, egresso de Cinema, a equipe também é composta por Álex Antônio, Gabriel Ferraz, Gabriel Moreno, Ótavio Conceição, Lane Bitencourt , Iraí Barbosa, Diego Silva, João Guimarães, Carlos Henrique, Taylon Protásio e Vinicius Consi, todos(as) do curso de Cinema. Já do curso de Jornalismo, fizeram parte da produção Camilla Souza, Lucas Mascarenhas, Tamires Jesus, Rebeka Francis e Iago Aragão.

Lançamento

Passos Retumbantes foi lançado sábado (22) no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira, com entrada.

Com informações da UFRB e da Assessoria de Imprensa do filme.

FH, 24/03/25

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad