(1977) Radialista Edival Souza ganha na Justiça o direito de emplacar camioneta a diesel
Veículo tinha o motor original movido a gasolina; Detran não aceitava a mudança

Arquivo Folha do Norte
Há 47 anos, na edição de número 1.026, de 5 de outubro de 1977, o Jornal Feira Hoje estampava na capa e na página 3: ‘Assegurado o direito do radialista Edival’.
O radialista Edival Souza, um dos maiores comunicadores da história de Feira de Santana e da Bahia, teve confirmado, na Justiça, o direito de manter a mudança do motor a gasolina para diesel da camioneta particular que utilizava para o trabalho de publicitário. O Detran se negava a emplacar o veículo, caso não voltasse às características de fábrica.
O direito foi garantido pelo promotor público Samuel Oliveira, que apreciou mandato de segurança impetrado por Edival Souza.
Veja os recortes da reportagem
Sobre Edival Souza, o pesquiador e historiador Carlos Melo escreveu, no Facebook, em maio de 2024:
Edval de Freitas Souza nasceu no distrito de Humildes em 11 de janeiro de 1935. Destacou-se como o mais importante repórter do rádio de Feira de Santana. “Se não quer que a notícia seja divulgada, não deixe que o fato aconteça”, bordão usado constantemente pelo repórter. Edival faleceu no dia 3 de março de 1983.
Edival Souza atuou, por cerca de 30 anos, na Rádio Sociedade de Feira de Santana (atual Sociedade News). Também teve passagem pela Rádio Subaé.
Publicitário, utilizou a sua camioneta (com motor mudado de gasolina para óleo diesel) como carro de som, considerado um dos mais equipados de toda a Bahia, na época.
A conversão para diesel, hoje
A conversão de motores de gasolina para diesel no Brasil é legalmente restrita e exige processos técnicos e de homologação rigorosos.
Embora existam casos pontuais em que empresas especializadas possam realizar adaptações para veículos pesados (como caminhões), essa prática não é comum nem amplamente permitida no mercado automobilístico, principalmente devido a questões de segurança e ambientais.
Inicialmente, o mercado automobilístico brasileiro era predominantemente movido por motores a gasolina. No entanto, com o tempo, principalmente a partir das décadas de 1970 e 1980, o Brasil começou a adotar políticas para incentivar o uso de combustíveis mais eficientes e econômicos, como o diesel, especialmente em veículos de transporte de carga, como caminhões e ônibus.
A conversão de motores de gasolina para diesel nunca foi uma prática amplamente incentivada no país, pois os motores diesel são mais robustos e possuem características muito diferentes dos motores a gasolina. Além disso, os motores diesel exigem outros sistemas, como a alimentação de combustível e a lubrificação, que não são compatíveis com a configuração de motores originalmente projetados para gasolina.
Everaldo Goes/Feira Hoje
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07/04/25