Brasil debate o futuro da música nacional e os desafios da indústria criativa
O dia Mundial da Propriedade Intelectual traz em 2025 um tema universal: a música. E para celebrar os mais variados ritmos, respaldados pelos direitos de propriedade intelectual, o Brasil realizará, terça-feira (29), o evento Propriedade Intelectual e a música: sinta o ritmo da PI, no espaço Sesi LAB, em Brasília.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), junto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o SESI LAB e a Pró-Música Brasil Produtores Fonográfico Associados, o evento tem como objetivo explorar como as políticas de PI, indústria e inovação fomentam o desenvolvimento econômico e tecnológico, ao mesmo tempo que protegem os direitos dos inventores e criadores.
Para a Secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Andrea Macera, é essencial debater com profissionais do setor sobre as maneiras como a PI pode proteger e valorizar criações musicais, além de criar possibilidades de inovação e expansão dos negócios. “É muito importante que artistas e empresas tomem consciência sobre como a propriedade intelectual pode potencializar sinergias criativas e inovação, especialmente com os avanços tecnológicos que fazem do ambiente digital um espaço estratégico para esses atores”, afirmou.
O superintendente de Política Industrial da CNI, Fabrício Silveira, disse que a proposta do evento é discutir sobre as cadeias produtivas da música e das indústrias criativas em um cenário pós-pandemia, bem como o desenvolvimento dos diversos elos dessa cadeia à luz da propriedade intelectual.
“Em um momento de intensas transformações tecnológicas e sociais, discutir as interseções entre música, ambiente digital e propriedade intelectual é fundamental para entender os rumos e as potencialidades dessa indústria no Brasil”, destaca.
O encontro também traz um debate sobre os próximos passos da Estratégia Nacional da Propriedade Intelectual, com o seu terceiro Plano de Ação que deve ser lançado em julho.
Com um formato que privilegia o diálogo entre diferentes setores, o evento reunirá especialistas do setor privado e do governo para discutir como a música permeia múltiplos setores e como a PI contribui para promover a sua presença, possibilitando sinergias criativas e inovação que impulsionam o crescimento econômico.
O evento será aberto para sociedade em geral e, em especial, para representantes do setor industrial, gestores de inovação e propriedade intelectual, profissionais jurídicos e técnicos, além de representantes dos setores públicos, privados, de fomento e regulação assim como líderes e tomadores de decisão.
A inscrição pode ser feita aqui
Serviço
Propriedade Intelectual e a música: sinta o ritmo da PI
Data: 29 de abril de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: Sesi Lab
Fonte: MDIC
FH, 25/04025