Mundo 3 de agosto de 2018

Igreja afirma que pena de morte é inadmissível

Haverá empenho pela abolição em todo o mundo

O Vaticano publicou, nessa quinta-feira (2), nova determinação sobre ensinamos a respeito da pena de morte, conforme afirma, à luz do Evangelho. Conforme o texto, durante muito tempo, considerou-se o recurso à pena de morte por parte da autoridade legítima, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum.

Agora, a Igreja Católica considera que “vai-se tornando cada vez mais viva a consciência de que a dignidade da pessoa não se perde, mesmo depois de ter cometido crimes gravíssimos”. Difundiu-se, conforme a Santa Sé, uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado. Por fim, foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a indispensável defesa dos cidadãos sem, ao mesmo tempo, tirar definitivamente ao réu a possibilidade de se redimir.

Por isso a Igreja ensina, à luz do Evangelho, que “a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa”. Conclui a publicação que a Igreja estará empenhada com determinação a favor da sua abolição em todo o mundo.

FH, 3/8/18

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad