Meio ambiente 28 de março de 2025

Secretário Justiniano França pede cooperação da comunidade para que o rio Jacuípe permaneça limpo

Ele garantiu que a Prefeitura faz a parte dela

Ações estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em conjunto com a de Meio Ambiente, visando uma limpeza da área do rio Jacuípe, em Feira de Santana. A informação foi dada pelo titular da primeira pasta, Justiniano França, durante uma audiência pública promovida pela Câmara, na tarde de quarta-feira (26), por iniciativa do vereador Ismael Bastos (PL), para tratar sobre a poluição que ameaça rios, lagoas, riachos e nascentes na região. A empresa Sustentare, contratada da Prefeitura para a limpeza pública da cidade, colabora com o serviço.

“Nós vamos conseguir, mas não sabemos por quanto tempo a área vai permanecer limpa”, disse ele. Lembrou que, de acordo com o vereador Jurandy Carvalho (PSDB), uma ação realizada no ano passado retirou cerca de 40 caçambas de lixo da beira do Jacuípe e se o trabalho for feito de novo hoje, já seria possível coletar a mesma quantidade de detritos. Isto acontece, ele diz, devido à falta de preocupação por parte dos munícipes em jogar lixo nos rios e seus afluentes.

Foto: Ascom/Câmara

Segundo Justiniano França, “de nada adianta serem realizadas ações pelo poder público se não houver consciência por parte da população quanto à preservação dos rios”. Desta forma, ele defende campanhas mais “agressivas” e bem articuladas pelo poder público, para alertar a população sobre a realidade: “Se não seguir a linha de mostrar que a população está morrendo, não vai existir consciência sobre a necessidade de cuidar. Nosso lema precisa estar relacionado à preservação da vida”.

Devido ao estado em que se encontra o Jacuípe, observou Justiniano, os pescadores que tiram o sustento através do rio precisam navegar em torno de 5km para trabalhar, o que torna, consequentemente, o alimento  mais caro. O poder público, advertiu Justiniano, não vai “ficar limpando o Rio Jacuípe hoje, amanhã e depois”, encontrando tudo sempre da mesma forma. As pessoas não devem achar, alerta, que o problema se resolve com permanente investimento de recursos públicos: “A conscientização vem em primeiro lugar. Enquanto a população não entender a importância de cuidar dos rios, lagos e lagoas, continuaremos a dar murro em ponta de faca”.

Com iinformações Ascom/Câmara Municipal 

Siga o Feira Hoje no Instagram

28/03/25

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad