Uefs promove atividades alusivas ao Novembro Negro
Mesas-redondas, palestras, lançamento de livro, exposições, mostra, seminário, roda de conversa e intervenções artísticas são algumas das atividades previstas para acontecer na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), durante todo o mês de novembro. A programação, alusiva ao movimento “Novembro Negro” terá como tema central “Pelo bem viver da população negra”.
A ação institucional é coordenada pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae). De acordo com a pró-reitora Joelma Oliveira “embora saibamos que o enfrentamento ao racismo e a celebração da vida da população negra devam fazer parte dos nossos cotidianos, dedicar um mês para celebrar a negritude e intensificar as reflexões e ações de combate ao racismo – e todos os processos biopsicossociais que o acompanham – é extremamente relevante”.
A comissão organizadora destaca que este ano o Novembro Negro da Uefs aglutina uma série de proposições de grupos de pesquisa, extensão, coletivos, movimentos, colegiados e departamentos, em parceria com a Propaae. O objetivo da programação é promover a mobilização de pessoas e grupos em busca da efetivação das transformações sociais necessárias para uma sociedade mais igualitária e antirracista.