Comissão de Prevenção de Assédios da Uefs realiza seminário nesta terça-feira
A comissão de Prevenção de Assédios, Violência e Discriminação no Campus e nas Unidades Extra-campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza nesta terça-feira (05) o seminário “Assédios em Debate: Ampliando Olhares, Ressignificando Práticas”. O encontro vai ocorrer no auditório 2, módulo 1, às 8h. A programação do seminário conta com palestras, apresentação cultural e distribuição de cartilha com o tema LGBTQIAPN+. Podem participar membros das comunidades interna e externa.
As inscrições serão feitas no local. Os participantes vão receber certificado. As palestras serão ministradas pela pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) Joelma Oliveira, pela vice-presidente Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Feira de Santana, Lorena Peixoto, e pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Caroline de Araújo Lima, que também é a primeira secretária do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).
De acordo com a vice-reitora da Uefs e presidente da comissão, Rita Brêda, o objetivo do evento é ampliar o debate sobre os conceitos de assédio e, a partir desses encontros, pensar estratégias de construção de políticas para a universidade. “A importância desse evento é criar o espaço de debate, de escuta, e pensar fluxos para denúncias. À medida que um sujeito, aluno, professor ou servidor se sinta assediado, que tipo de procedimento, que local ele deve procurar. Nesse primeiro momento, a comissão tem essa intenção de tematizar o assédio, os conceitos, as práticas e também os encaminhamentos via fluxo”, afirmou.
A comissão de Prevenção a Assédios, Violência e Discriminação foi instalada pela Administração Central no primeiro semestre de 2024. Participam com representantes da reitoria, da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae), da Associação das e dos Docentes (Adufs), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Ascom/Uefs
FH, 04/11/24