Uefs 14 de agosto de 2024

Museu Casa do Sertão celebra dia da Fotografia com Mostra Coletiva

A exposição Câmara Escura: Poéticas Visuais da Fotografia com Celular vai celebrar o 19 de agosto – Dia Internacional da Fotografia, oferecendo ao público um panorama dos processos e aprendizagens resultantes da oficina didática ministrada no Museu Casa do Sertão pela profissional Hortência Sant’Ana.

A oficina foi fruto de um experimento colaborativo para  fortalecer as práticas culturais no campus universitário e contou com o apoio institucional do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. A mostra apresenta uma coletânea de imagens produzidas pelos alunos Eduardo Abade, Sandra Morais, Willian Bruno, Sara Figueredo, Jardy Santos, Maria Nelci e Helen Campos.
A qualidade dos resultados que podem ser conferidos no Museu Casa do Sertão não deixa dúvidas quanto ao conteúdo e sentido crítico, pontuando como principal lição, o considerar da memória, enquanto ferramenta de luta, denúncias, delicadeza e expressão artística.
A fotografia, compreendida como um registro visual, constitui-se como uma forma de expressão, uma fonte documental, que guarda em sua aura alegórica, as variadas possibilidades de interpretações. É o instante que preservado, tem a possibilidade de depor sobre um tempo, e este retido jamais se repetirá.
Faz parte ainda da mostra, a Instalação Vestígios, que reúne alguns trabalhos visuais que marcaram a trajetória artística de Hortência Sant’Ana na composição de pautas expositivas coletivas e individuais. Um convite à parte, para um mergulho nas camadas afetivas e de significados que as imagens revelam sobre sua autora e seu lugar no mundo, num tempo etéreo, onde as histórias são sussurradas pelo vento e a  beleza do esquecido encontra sua voz.
14/05/24
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad