Pesquisa e Educação 23 de julho de 2024

UEFS participa do lançamento de ferramenta inovadora para monitorar a vegetação nativa

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) marcou presença no lançamento do MapBiomas Degradação Versão Beta, realizado em Brasília. Este avançado sistema de monitoramento e simulação por satélite avalia o risco de degradação da vegetação nativa em todo o Brasil.

O evento, ocorrido na última semana, contou com a participação da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além de diversas autoridades e representantes da sociedade civil. Alunos da UEFS, dos cursos de graduação, Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM) e egressos também estiveram presentes.

A UEFS teve um papel de destaque no desenvolvimento da plataforma, realizando estudos sobre os processos de degradação no Bioma Caatinga e contribuindo para a criação das ferramentas operacionais. A tecnologia, que inclui ferramentas de simulação de última geração, foi desenvolvida pela Geodatin, uma empresa spin-off formada por ex-alunos do PPGM da UEFS, em colaboração com outras empresas do ecossistema de inovação do Projeto MapBiomas.

Segundo Washington Rocha, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e coordenador das atividades do MapBiomas no bioma Caatinga, a nova plataforma representa um avanço significativo no monitoramento da vegetação nativa brasileira. ”Esta ferramenta fornece dados cruciais para a tomada de decisões e a criação de políticas públicas eficazes para a preservação do meio ambiente”, destacou.

O Projeto MapBiomas Brasil é uma iniciativa colaborativa que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, com o objetivo de mapear e monitorar a cobertura e uso do solo no Brasil através de imagens de satélite e inteligência artificial. Utilizando dados históricos, o projeto produz mapas anuais que mostram a evolução e transformação dos biomas brasileiros desde 1985.

A participação da UEFS no desenvolvimento do MapBiomas Degradação reafirma o compromisso da universidade com a pesquisa, a inovação tecnológica e a proteção ambiental, demonstrando sua capacidade de contribuir para soluções sustentáveis e de impacto global.

Acesse o site do MapBiomas e saiba mais: https://brasil.mapbiomas.org/
Ascom/Uefs
FH, 23/07/24
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad