Uefs está em processo de recredenciamento
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) entregou, neste mês de julho, o processo de solicitação de recredenciamento da instituição junto ao Conselho Estadual de Educação. A entrega oficial foi realizada, em Salvador, pela reitora Amali Mussi. A documentação consta de relatórios sobre atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão realizadas pela Uefs. Outros dados como perfil do corpo docente, acervo bibliográfico e evolução dos ensinos de graduação e pós-graduação também são analisados.
A avaliação do Conselho Estadual conta ainda com a verificação presencial, em data a ser definida, da estrutura física, como os laboratórios e as salas de aula, e das atividades acadêmicas e administrativas da universidade. Ao final, a instituição precisa atender aos requisitos legais e estruturais para continuar funcionando. O último recredenciamento foi realizado em 2016 com validade por um período de oito anos. A preparação da documentação para o processo foi feita através de uma comissão.
O grupo foi presidido pelo procurador Educacional Institucional da Uefs, professor Paulo Nazareno. O procurador explicou que o recredenciamento também é um momento de prestação de serviço para a sociedade. “A comissão reuniu vários documentos para atender a demanda, seguindo a resolução do Conselho Estadual. Depois os avaliadores vão até o campus da Uefs observar a infraestrutura da universidade, como, por exemplo, o Parque Esportivo, a pavimentação e a qualidade da internet. Eles também irão conversar com diretores de departamentos, coordenadores de colegiados e estudantes”, explicou.
A reitora da Uefs destacou o trabalho realizado pela comissão no processo de recredenciamento da instituição. “A documentação mostra como estamos trabalhando para a Uefs continuar sendo uma universidade referenciada em todos os aspectos. É um retrato das nossas atividades internas e da relação de respeito e comprometimento que temos com a sociedade. O recredenciamento também ajuda a nortear o nosso futuro e a reafirmar o nosso papel na formação de pessoas”, afirmou.
Ascom/Uefs
FH, 20/07/24