Feira e Região 15 de abril de 2024

Museu Casa do Sertão celebra o Abril Indígena com programação cultural e exposições

O Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana (MCS – Uefs) comemora o Mês dos Povos Indígenas com atividades gratuitas que exaltam a representatividade e a diversidade cultural. A programação convida a conhecer e interagir com peças do acervo histórico que compõem a nova temporada de mostras, além de exposições e roda de conversa com as artistas Yacunã Tuxá, Milena Oliveira, Dona Dió e Valnielli Militão. As atividades têm início no dia 11 de abril, às 14h, e contam ainda com apresentações musicais e batalha de MCs do Coletivo da Baixada. A ação é uma parceria com Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste (Anjuka) e tem apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Propaae).

 Confira a programação:
 ★ NUTETSITE DO RADA: FILHAS DA TERRA E SUAS RESISTÊNCIAS INVISÍVEIS A artista Yacuna Tuxá, de Rodelas (BA), é ativista e atua com ilustração, colagem, pintura e escrita. Além de exaltar a pluralidade da mulher indígena, por meio de figuras femininas, que realçadas em vibrantes tonalidades ostentam força e autonomia, destoando das visões romantizadas que perpetuam estereótipos. Sua primeira mostra individual traça um panorama de sua trajetória, assim como suas composições estéticas e o aguçado senso crítico para as questões de ordem político-ambiental. Vencedora do Prêmio Um Outro Céu, em 2024 ela concorre ao PIPA, mais relevante premiação brasileira das artes visuais.
 ★ ELAS SAGRADAS
A ocupação Pavilhão Anexo Lucas da Feira evidencia a releitura sobre a cultura do bordado, das plantas medicinais e as práticas de cura da alma pela fé. A mostra evidencia um processo autoral e criativo que reúne fios e plantas naturais que apresentam a relação entre mulheres benzedeiras e as folhas sagradas. Registros fotográficos, peças originais e instalação artística, produzidos pela artista Milena Oliveira, que exalta a importância das benzedeiras do povoado Beija-flor, em Muritiba (BA).
 ★ OS BORDADOS DE MÃO CHEIA DE DIÓ
Utilizando apenas agulha, linhas, tecidos e mdf, Dona Dió mostra a singeleza e o requinte dos seus trabalhos na composição das cores e na observação da natureza. São bordados sob bastidor que mostram paisagens do Recôncavo e do sertão onde vive, ilustrando os pássaros de sua região e o universo infantil das bonecas de pano, em uma envolvente atmosfera bucólica interiorana.
 ★ A MATEMÁTICA NOS TRANÇADOS DE VALNIELLI MILITÃO
 A mostra evidencia como conhecimentos matemáticos podem ser explorados na interação com peças de fibras naturais vegetais, por meio da técnica do trançado, legado de grupos tradicionais quilombolas, ribeirinhos e indígenas que refletem as experiências acumuladas e os conhecimentos matemáticos e geométricos, resultantes da própria natureza do trançado. Valnielli Militão atua ainda com arte digital, desenho, pintura e fotografia.
 ★ O HOMEM QUE INVENTAVA
As criações de Seo Ademar Araújo, denominadas “mecanismos delicados”, vêm de um processo criativo e intuitivo que utiliza brinquedos em movimento. Entre marteladas, confecções de bielas e arames, o artista reproduziu belas miniaturas que compõem o acervo do Museu, bem como xilogravuras e cordéis de sua autoria.
 ★ A ARTE DE CRISPINA DOS SANTOS
 Uma instigante expografia de um sertão imagético, elaborado pelas mãos de uma genuína representante da modelagem em argila de Feira de Santana. São 67 peças, restauradas pelo Studio Argolo.
★ GABINETE DE BRINQUEDOS
Com a missão de promover um encontro de olhares entre as gerações através das diferentes expressões do lúdico, a exposição concentra grande volume de objetos doados e adquiridos ao longo dos 46 anos do Museu. São brinquedos populares e tradicionais feitos de materiais como palha, tecido, pau, madeira e borracha, de diferentes formatos, tamanhos e cores que ocupam além das prateleiras. Há ainda fantoches, jogos de botões e miniaturas de móveis que remetem às brincadeiras manuais e coletivas.
EXPOSIÇÕES NO MUSEU CASA DO SERTÃO
 
QUANDO: A partir de 11 de abril, às 14h
ONDE: Museu Casa do Sertão (Uefs)
 museucasadosertao@gmail.com
 (75) 3161-8598 | 8599

10/04/24

Atualizada 15/04/24

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad