Estudantes feirenses avançam para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Química
Alunos da Escola João Paulo I (JPI) conquistaram vagas na 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). Dentre os 15 classificados, 12 são do 9º Ano e 3 do 8º Ano [veja lista completa no final da matéria]. Samara Gonçalves, uma das classificadas, falou sobre sua participação.
“Está sendo uma experiência incrível, pois além de ampliarmos nosso conhecimento, a olimpíada também nos faz desenvolver habilidade de enfrentar desafios e nos mostra que somos capazes de efetuar tudo que desejamos. Nas aulas preparatórias, os professores se esforçam ao máximo para nós compreendermos os conteúdos solicitados. Com muito estudo e dedicação, vamos passar por esse processo juntos”, frisou a estudante do 8° Ano.
Alice Soares, 9° Ano, também está mais motivada. “Participar da OBQJr. é muito incentivador para minha vida escolar. Esse primeiro resultado na competição me deu força para continuar estudando cada vez mais e, com meus conhecimentos, de alguma maneira ajudar a sociedade. As aulas preparatórias, com professor Ricardo Menezes, foram essenciais, pois ele tem metodologia de ensino totalmente diferenciada e de fácil compreensão. Ele leva dinâmicas para sala de aula, tem linguagem específica para nosso aprendizado e traz informações que, muitas vezes, não encontramos em livros, que são adquiridas por tempo de experiência e muito estudo. Tivemos diversas aulas práticas para revisarmos conteúdos e relacioná-los ao nosso cotidiano”, pontuou.
Biólogo formado pela Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e de Biologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi), o professor explicou um pouco sobre a OBQJr. “Neste ano a prova foi através de aplicativo. Foram 20 questões objetivas sobre 20 tópicos da Química Geral e da Inorgânica, além da Química Verde, Ambiente e Sustentabilidade. Tivemos dois meses de preparação prévia, com aulas de duas horas de duração, sempre resolvendo questões das Olimpíadas nos anos anteriores. Fizemos ainda um simulado. A 1ª fase foi realizada em setembro. O calendário da 2ª etapa está suspenso por causa da pandemia, pois a ideia é que seja presencial. Normalmente são 13 questões, sendo 10 objetivas e 3 subjetivas”, contou Ricardo Menezes.
Diretora do Ensino Fundamental, Cassia Braz destacou que a JPI está orgulhosa. “Outro dia li algo que dizia que as Olimpíadas na Grécia, em meados de 776 a.C. [antes de Cristo], tinham a corrida como único esporte. E elas acontecem ainda hoje, nessa modalidade, entre países do mundo todo. Mas quando falamos em olimpíadas de conhecimento, o preparo exigido não é mais físico. Quem ‘sua’ agora é o cérebro. As grandes medalhas que entram em cena são os conhecimentos e experiências que levam estudantes à conquista de crescimentos pessoal e profissional. Como nos orgulhamos de vocês, alunos que ‘romperam os muros’ da escola, buscaram conhecer mais, descobriram o novo, inquietaram-se, saíram da ‘zona de conforto’ e desafiaram-se”, disse.
Live Aprovados 1ª Fase
As estudantes Alice Soares e Samara Gonçalves participam de uma live mediada pelo professor Ricardo Menezes nesta quarta-feira (7), no perfil da JPI no Instagram.
Olimpíadas e JPI
Dos mais de dois milhões de inscritos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020, quatorze são da JPI e foram classificados para a segunda fase, prevista para 12 de setembro, mas que foi adiada e continua sem previsão de quando será realizada. Já as edições 2019 da OBQJr. e da Olimpíada Brasileira de Geografia e de Ciências da Terra (GeoBrasil –
OGB) tiveram, cada uma, três medalhistas da JPI.
Vagas em universidades
Instituições como Unicamp (Universidade de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo) disponibilizaram, para 2020, vagas exclusivas para alunos do Ensino Médio medalhistas em olimpíadas de conhecimento. A Unicamp, inclusive, já divulgou que lançará em breve o edital Vagas Olímpicas 2021. Na JPI, os estudantes participam das olimpíadas já no Ensino Fundamental II, o que faz com que eles cheguem ao Ensino Médio mais preparados para as olimpíadas desta etapa educacional e, por consequência, tenham maiores chances de ingresso nas universidades.
Classificados para a 2ª fase da OBQJr.
8º ANO
Ana Beatriz de Almeida Pedreira
Felipe Vieira Aquino
Samara Gonçalves Macêdo
9º ANO
Alice Costa Vasconcelos
Alice Soares Oliveira
Estela Maria Freitas Meireles
Fábio Souza de Oliveira Júnior
Felipe Johan Vasconcelos Gomes
Gabriela Gomes Alves
Letícia Maria Roque Tosta
Maria Clara Eloy da Silva
Maria Clara Silva Lóla
Matheus Oliveira Sant’anna
Rafael da Rocha Cortês
Victória Loren Carvalho Romeu
Por José Barreto Jr. – Escola João Paulo I
FH, 08/10/20