Justiça 21 de abril de 2025

Professor de Física é absolvido das acusações de homicídio e lesão corporal

Por maioria de votos, jurados do 2º Tribunal do Júri de Belém, presidido pelo juiz Homero Lamarão Neto, absolveram o professor Jefferson Oliveira do Nascimento, 41 anos, das acusações de homicídio simples contra Shirlene Maria Carvalho de Brito, 26 anos, e lesão corporal contra Eder Souza Santa Brígida, 23. A decisão foi anunciada durante sessão de julgamento popular última semana.

Jefferson do Nascimento possui pós-doutorado em Física; é professor de cursos técnicos profissionalizantes e orientador na Universidade Federal do Pará (UFPA).

A decisão acolheu o entendimento do promotor de justiça Edson Augusto Souza, que não sustentou a acusação, conforme os termos da denúncia, por considerar “falta de suporte probatório”. Os advogados do acusado, Ivanildo Pereira Alves e Carlos Felipe Alves, em conjunto com a advogada Porfiria Lucia Carneiro de Lima, ratificaram o entendimento de ausência de dolo no caso concreto, sustentando a negativa de autoria.

Durante o júri, foram ouvidas testemunhas que estavam no aniversário do acusado, que ocorria no pátio de sua casa. A mãe da vítima fatal também depôs. Ela declarou que não estava no local e que não sabia do envolvimento da filha em delitos. A mulher também contou que não conhecia os amigos e os locais que a jovem costumava frequentar.

Assalto

Em interrogatório, o réu confessou ter batido seu veículo na motocicleta do casal, que seria suspeito de assaltar a casa da sua mãe.  O assalto ocorreu na sua festa de aniversário. Na ocasião, três assaltantes, em duas motos, invadiram a residência e passaram a assaltar os presentes.  Eles levaram joias, relógios, dinheiro e telefone celular dos moradores e dos convidados.

O professor alegou que, após o assalto, ao ver sua mãe desmaiada e caída ao chão, pegou seu veículo e saiu, porém sem intenção de perseguir os criminosos. Ele disse que pretendia buscar socorro ou encontrar alguma viatura policial em ronda, mas numa curva cruzou com o casal na motocicleta e os reconheceu como a mulher e o homem que estiveram na sua casa. O terceiro assaltante não foi localizado.

Ele colidiu o veículo com a motocicleta. A mulher que estava na garupa foi projetada e caiu na calçada. O condutor da motocicleta sobreviveu, ficando com sequelas permanentes. No laudo da ocorrência policial consta que a vítima fatal foi atropelada após tentativa de furto.

Glória Lima – Imprensa TJPA

FH, 21/04/25

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad