Brasil 22 de novembro de 2017

Secretaria Nacional alerta consumidor sobre compras no Black Friday

Sexta-feira (24) é dia de Black Friday.   O termo teve origem nos Estados Unidos. Durante todo o dia as lojas fazem descontos especiais aos clientes.

Para proteger quem está à espera dessas promoções, a Secretaria Nacional do Consumidor faz o alerta para evitar as maquiagens de preços e ofertas enganadoras.

Ana Carolina Leal está ansiosa para receber as chaves do novo apartamento e, para a casa nova, eletrodomésticos novos. Ela está pesquisando na internet há dois meses o preço da geladeira dos seus sonhos. Ela conta que vai aproveitar o Black Friday para conseguir um preço melhor, mas sem descuidar de alguns pontos.

Para Ana Carolina Leal, é importante fazer pesquisas pela internet, em fornecedores confiáveis, e tentando também sempre pesquisar por meio de sites que fazem a comparação de preços entre várias lojas. “Se o preço não estiver pelo menos 20% mais barato do que aquele valor médio ali, não compensa para mim”.

Para ajudar pessoas que querem fazer compras na Black Friday, a Secretaria Nacional do Consumidor está fazendo uma operação inédita de fiscalização e monitoramento nas vendas pela internet. Aspectos como maquiagem de preço e propagandas enganosas são os mais combatidos pela ação. É o que explica Arthur Rollo, secretário nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.

Segundo Arthur Rollo, foi feita parceria inédita com entidades como o Reclame Aqui. “Na identificação de qualquer irregularidade nas ofertas dos produtos o fato nos será comunicado para mobilizarmos os diversos Procons pelo Brasil pra instaurar processos administrativos contra todas as empresas que praticarem irregularidades”.

Acesse também a Secretaria Nacional do Consumidor.

Os consumidores precisam estar atentos na hora de comprar, seja na internet ou em lojas físicas. Para o assessor jurídico do Procon do Distrito Federal, Felipe Mendes, a melhor maneira de não cair em golpes é pesquisar.

Conforme Mandes, “o consumidor, em primeiro lugar, deve fazer uma análise se ele precisa ou não daquele produto, ou seja, evitar a compra por impulso”. Outra recomendação é que o consumidor pesquise. “Se você se mune de informações, a possibilidade de cair em golpes é muito pequena”, salienta.

Seguindo essas orientações, a Black Friday pode ser uma maneira de garantir bons preços.

A  Secretaria do Consumidor lembra nas compras pela internet, existe o prazo de sete dias para se arrepender, contados da efetiva entrega do produto. Se após a compra o consumidor constatar que o preço não valeu a pena, pode se arrepender, comunicando o seu fornecedor. Nesse caso, nenhum valor poderá ser descontado daquilo que você pagou. Para denunciar ou fazer uma reclamação, o consumidor deve procurar o Procon mais próximo.

Reportagem: Beatriz Albuquerque – Rede Nacional de Rádio

Editado pelo Feira Hoje

22/11/17

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