Publicidade

Bahia 14 de novembro de 2017

Secretaria de Educação da Bahia promove seminários territoriais sobre reforma do Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Estado deu início, nesta segunda-feira (13), em Paulo Afonso, no norte da Bahia, ao ciclo de ‘Seminários Territoriais: Ensino Médio em Debate’. A série reunirá, até dezembro, professores, estudantes, gestões e coordenadores pedagógicos da rede estadual, além de representantes de instituições ligadas à educação de todos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), para ampliar o debate sobre o tema, que vem sendo fomentado pela secretaria desde o ano passado.
Em Paulo Afonso, o seminário é realizado no auditório do memorial da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A atividade tem o objetivo de ampliar o debate e a escuta com a comunidade educacional baiana, atendendo à pauta nacional sobre o Ensino Médio, buscando elementos construtivos para a elaboração das novas arquiteturas curriculares e assegurando o respeito às especificidades e singularidades dos Territórios de Identidade da Bahia. Na programação, mesas-redondas voltadas para as temáticas em torno da reforma do Ensino Médio e, ao final, um bate-papo sobre os desafios das ‘Novas Arquiteturas Curriculares para o Ensino Médio’.
A diretora de Ensino Médio, Tereza Farias, destaca a importância desta contextualização com o Território de Identidade. “A ideia de ampliar para todos os núcleos esses seminários é a gente territorializar as discussões sobre o novo Ensino Médio, dando a oportunidade de ouvir e de construir consciência com a comunidade educacional de cada NTE”, conta a diretora, ao enfatizar o processo de escuta dos estudantes. “O destaque do evento são os estudantes, que estão participando ativamente. O nível das discussões é muito bom e estamos percebendo que eles estão preparados e com uma maturidade significativa”.
O diretor do NTE de Paulo Afonso (NTE 24), Marcos Antonio Pires, comenta que “é muito importante ficarmos por dentro das mudanças que estão acontecendo na educação, de poder discutir sobre o futuro dos nossos jovens e esclarecer as dúvidas de muitos professores, pais e envolvidos na educação como um todo”.
A líder de classe Lídia Bezerra, 15, 1º ano, do Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II – Wilson Pereira (CETEP), acredita que o momento é construtivo para todos. “Como sou líder de classe, quero ficar bem informada sobre tudo para passar as informações direitinho para meus colegas”, afirma.
Em Paulo Afonso, a atividade também tem participação de representantes do Conselho Municipal de Juventude, de Universidades, da APLB Sindicato e de escolas particulares do município. Ainda nesta semana, o seminário será realizado, na terça-feira (14), em Valença (NTE 6), no Baixo Sul, no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, e em Santo Antônio de Jesus (NTE 21), no Recôncavo, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Na quinta (16), mais uma edição do evento será realizada em Eunápolis (NTE 27), no sul do estado, no Colégio Estadual Doutor Clériston Andrade.
Próximos seminários:
Novembro
14 – NTE 06 (Valença) e NTE 21 (Santo Antônio de Jesus)
16 – NTE 17 (Ribeira do Pombal) e NTE 27 (Eunápolis)
28 – NTE 02 (Bom Jesus da Lapa) e NTE 08 (Itapetinga)
29 – NTE 20 (Vitória da Conquista)
30 – NTE 22 (Jequié) e NTE 23 (Santa Maria da Vitória)
Dezembro
04 – NTE 19 (Feira de Santana) e NTE 26 (Região Metropolitana de Salvador)
05 – NTE 01 (Irecê), NTE 18 (Alagoinhas), NTE 03 (Seabra) e NTE 04 (Serrinha)
06 – NTE 10 (Juazeiro), NTE 12 (Macaúbas) e NTE 07 (Teixeira de Freitas)
07 – NTE 16 (Jacobina), NTE 13 (Caetité), NTE 11 (Barreiras), NTE 14 (Itaberaba), NTE 05 (Itabuna) e NTE 15 (Ipirá)
11 – NTE 09 (Amargosa)
12 – NTE 25 (Senhor do Bonfim)
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
FH, 14/11/17
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr