Digaí, Bahia! 14 de janeiro de 2017

Lavagem do Bonfim produz 11 toneladas a menos de resíduos em 2017

Saúde também registra queda no número de atendimentos
médicos no posto localizado ao lado da Sagrada Colina

Para deixar a cidade limpa nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13), a Limpurb fez uma operação especial para a demanda da Lavagem do Bonfim. Durante a madrugada foram retiradas cerca de 98 toneladas de resíduos no entorno da festa, 11 a menos em comparação com a festa de 2016. A ação contou com 418 agentes das equipes especiais de coleta e lavagem, além de dez caminhões-pipas e 18 compactadores.

Na limpeza completa das ruas, foram utilizados 632 mil litros de água e 1.370 litros de detergente aromatizante. Durante a festa, foram espalhados pelo comércio 390 sanitários químicos e oito sanitários climatizados para uso da população.

O esquema especial montado pela Prefeitura envolveu também outras áreas e garantiu o conforto de soteropolitanos e turistas para uma das maiores festividades religiosas da Bahia. O módulo assistencial à saúde instalado pela Prefeitura ao lado da Sagrada Colina realizou 63 atendimentos aos devotos que participaram da festa, número 44% menor em relação ao ano passado, quando foram registradas 112 ocorrências. A maioria dos casos foi de atendimentos clínicos como enjoo, cefaleia e intoxicação alcoólica, contabilizando 50 registros desta natureza.

Houve ainda seis ocorrências de traumas ortopédicos e sete cirurgias de pequena complexidade. No total, três vítimas necessitaram de remoção para UPA San Martin para realização de exames complementares e avaliação com especialista.

Guarda Civil Municipal – A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS) contou com cerca de 150 agentes, prestando apoio a diversos órgãos municipais para serviços de fiscalização do comércio informal, limpeza urbana, interdições e liberações do tráfego, infraestrutura e reforço de segurança. Em pontos de passagem do cortejo, a exemplo do Elevador Lacerda e Centro Histórico, e Largo de Roma, não foram registradas ocorrências.

Durante o evento, foram entregues à corporação quatro documentos e os mesmos estão listados com o nome dos proprietários no site do órgão (www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.br) e poderão ser retirados na sede da Guarda, na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, nesta terça-feira (17), até a quinta-feira (19), sempre das 8h30 às 17h30. No ato da retirada, é importante que o proprietário leve algum tipo de identificação, além do boletim de ocorrência da perda do item.

Sedur – Os agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo apreenderam 83 sombreiros, quatro faixas, 17 placas e 45 adesivos de marcas que não são patrocinadoras dos eventos da capital baiana. Também foi feita a remoção de 20 metros de fiação elétrica clandestina e 153 ações de orientação educativa junto aos comerciantes do circuito.

Semob – A operação do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus (STCO) contou com frota especial para o evento. Somente as 19 linhas que atendem à região da Suburbana e que tiveram horário prolongado transportaram cerca de 90 mil pessoas. Mais de 100 agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade trabalharam nas imediações da festa para ordenamento do transporte.

Os ascensores transportaram 57 mil pessoas, sendo que 42 mil utilizaram o Elevador Lacerda; 5 mil passageiros passaram pelo Plano Inclinando Pilar; e o Plano Inclinando Liberdade transportou 10 mil passageiros. A operação transcorreu sem maiores alterações e contou com a presença de prepostos da GCM e Polícia Militar nos ascensores.

Semps – Durante a Lavagem do Bonfim, cerca de 20 crianças com idades entre 1 e 13 anos foram acolhidas no espaço de convivência, instalado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) no Abrigo D. Pedro II, na Avenida Dendezeiros. Os menores foram identificados pela equipe de abordagem social na companhia de pais ou responsáveis que trabalham como ambulantes durante o evento religioso.

Semop – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 120 bebidas, 98 espetos, 33 cadeiras PVC, 18 isopor, 11 sombreiros, além de um carro de churrasco, de supermercado e outros itens proibidos pelo Estatuto das Festas Populares. O órgão atuou com efetivo de 110 agentes de fiscalização que percorreram o circuito da festa.

Fonte: Secom/PMSSA
FH, 14/1/17

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad