Digaí, Bahia! 20 de abril de 2016

Iniciada operação de 34 aerogeradores no Vale do São Francisco

Em três usinas do Vale do São Francisco, com capacidade instalada para produzir 68 Megawatts (MW), começou nesta terça-feira (19) a operação de 34 aerogeradores na Bahia. A energia disponibilizada, em média 35 MW, é o suficiente para atender a uma cidade com aproximadamente 300 mil habitantes.

Gestores da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) estiveram no Complexo Eólico Capoeiras e Assuruá, em Gentio do Ouro e Xique-Xique, onde acompanharam o início do funcionamento. O diretor de Energia da Seinfra, Celso Rodrigues, verificou o funcionamento logístico e o volume de geração do parque eólico.

“Vimos de perto a consolidação de mais um empreendimento na Bahia a partir da fonte eólica. [É] um benefício para a população e indústrias de toda a região”, disse Rodrigues. Em maio, mais uma usina entrará em operação na região, a Assuruá VI.

A Companhia de Energias Renováveis (CER), responsável pelo empreendimento, vai inaugurar outros 194 aerogeradores, com capacidade de geração de 456 MW, no Vale do São Francisco, ainda em 2016. Na Bahia, a companhia é responsável por 21 projetos eólicos e outros oito projetos solar fotovoltaicos.

Leilão de transmissão

Na semana passada, mais de 600 quilômetros em linhas de transmissão foram arrematados pela WPR Participações LTDA., que fechou a negociação de dois lotes por R$181,6 milhões, durante o leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em São Paulo.

O resultado positivo eleva o escoamento de energia, nos próximos anos, e possibilita a atração de novos negócios na região sul e oeste do estado. Atualmente a Bahia é o estado do Brasil com maior número de usinas em construção. São 46 empreendimentos.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra)
20/4/16

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad