Publicidade

Feira e Região 5 de julho de 2017

Feira de Santana implanta regulamentação própria sobre qualidade de produtos de origem animal

Os primeiros produtos de origem animal de uma empresa local chegarão ao mercado com o selo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) neste mês de julho. O carimbo está relacionado à qualidade e que foi seguida, em toda a cadeia da produção, a orientação repassada pelo órgão.

Feira de Santana é um dos poucos municípios baianos a ter regulamentação própria neste setor. O DSIM é o setor encarregado de fiscalizar estes produtos, comestíveis ou não, bem como seus derivados, no âmbito municipal.

O SIM regulamenta o Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos Origem Animal no Município de Feira de Santana. “O carimbo é a garantia de que o produto passou por detalhada fiscalização antes de ser levado ao mercado”, disse o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas.

“É um serviço de orientação e aconselhamento técnico e que fiscaliza os produtos que tem este selo”, explica o secretário. Inspeciona animais que serão levados ao abate, pescado, leite, ovos, mel – e seus derivados. O trabalho é realizado em parceria com a Vigilância Sanitária do Município.

Joedilson Freitas ainda disse que o selo facilita a transação comercial, porque algumas empresas que atuam no varejo apenas aceitam negociar com produtores que apresentem este certificado. “O SIM, sem dúvidas, deixam estas empresas mais competitivas”.

Os interessados devem procurar a sede do SIM, que fica no primeiro andar do Paço Maria Quitéria. O diretor do DSIM, Johannes Leandro, disse que os interessados ficam conhecendo com o seu negócio deve funcionar dentro dos padrões estabelecidos e cumprindo as cinco etapas exigidas.

“O selo é uma garantia de que o estabelecimento está produzindo dentro das normas previstas de higiene”, afirmou o diretor. O prazo de validade do SIM é de um ano e sua abrangência está limitada ao município. O regulamento do SIM foi publicado na edição do dia 24 de setembro de 2016, do site www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.

Secom/PMFS
Feira Hoje, 5/7/17

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr