Publicidade

Feira e Região 29 de outubro de 2017

Empresários de Panificação conhecem tendências de mercado

Empresários do setor de panificação e delicatessen da região estiveram reunidos sexta-feira (27) e sábado para o III Encontro Técnico de Panificação da Bahia, realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Feira de Santana.

Palestrante da noite, o renomado empresário Rogério Shimura, mestre panificador e consultor técnico em panificação e gestão, apresentou aos participantes tendências de mercado e estratégias inovadoras que podem alavancar os negócios.

De acordo com Shimura, com a mudança nos hábitos de consumo, padarias aparecem como centros de gastronomia, em estilos de padaria gourmet ou lojas boutiques, e cresce o mix de produtos funcionais, pães com fibras e sem glúten, e a oportunidade do ultracongelamento dos produtos, permitindo que sejam vendidos frescos e reduzindo perdas. Novos modelos de negócio podem surgir e o setor traz como novidades a padaria online, por aplicativo, delivery, por assinatura e até drive thru.

Bom para Sara Nascimento, empresária que participa pela segunda vez do encontro e está animada com a chance de aprender novas técnicas. “Ouvir um dos maiores panificadores do país é uma oportunidade muito boa de adquirir conhecimentos para o nosso futuro aqui”, disse.

Já o empresário José Dilson Machado acredita que o evento é uma oportunidade de estar em contato com o que há de melhor e mais atual no mercado. “Tudo serve de ferramenta para nos ajudar a não entrar no comodismo, atento às novidades e inovações no mercado, para fabricar um produto de excelência”, acrescentou.

Segundo Lúcia Leite, técnica do Sebrae em Feira de Santana, esse é o objetivo do encontro, apresentar novas técnicas de panificação e tendências de mercado e ampliar as redes de relações do empresariado do setor. “É uma estratégia de fortalecimento e também de enfrentamento da situação econômica atual”, concluiu.

Durante a abertura do encontro, o gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, anunciou a continuidade do trabalho com o setor através do projeto de panificação em 2018, ratificando o compromisso da instituição com os empreendedores em atuar no desenvolvimento dos pequenos negócios. A notícia foi celebrada pelo presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), Fred Santana, e pelo vice-presidente, João Baptista, bem como pelos empresários presentes. O plano de ação executado pelo Sebrae envolve consultorias, missões técnicas e outras medidas de melhoria do desempenho empresarial.

Além de empresários da região, o evento contou com a presença de empreendedores do setor de panificação das cidades de Juazeiro, Irará e Santo Antônio de Jesus.

Programação

A programação do III Encontro Técnico de Panificação segue neste sábado, 28, com uma série de oficinas técnicas simultâneas, a serem realizadas durante todo o dia, até as 17h30. As atividades irão abordar temas como eficiência energética, aumento de vendas, legislação trabalhista, qualidade do pão francês, marketing digital, Programa Alimento Seguro, tecnologia e produtividade na panificação. Há ainda a carreta “escola móvel” do Senai apresentando aos participantes técnicas de confeitaria.

Os interessados ainda podem garantir uma vaga no III Encontro Técnico de Panificação realizando a inscrição na Loja Virtual do Sebrae. A participação é gratuita. O evento é promovido pelo Sipaceb em parceria com o Sebrae, Programa Feira Empreende e Senai, e conta com o apoio de marcas fornecedoras de produtos alimentícios, que expõem em estandes montados no local.

O setor conta, no Brasil, com cerca de 64 mil panificadoras, e só em 2016 alcançou um faturamento que ultrapassa R$ 87 bilhões. Ele é responsável por 820 mil empregos diretos e 1,8 mil indiretos. Estima-se que 154 milhões de brasileiros consomem pão francês diariamente.

Vivian Rodrigues – Agência Sebrae

FH, 29/10/17

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr