Digaí, Bahia! 19 de fevereiro de 2018

Artista plástico feirense expõe ‘Memória do Ser’ no Palacete das Artes, em Salvador

Nesta terça, (20) de fevereiro, às 19h, a Galeria Mansarda do Palacete das Artes recebe a exposição “Memórias do Ser”, do artista plástico Ricardo Jerônimo (ou apenas Jerônimo, como gosta de ser chamado). Natural de Feira de Santana e residente em Ibicoara, o artista possui mais de quarenta anos de carreira, marcados pela arte que traduz a figuração de nordestinos, trabalhadores do campo, caboclos e negros.

Na mostra, à disposição do público até 18 de março, estão 15 trabalhos entre esculturas brutas, gravuras de figuras humanas e pinturas. No espaço, a madeira, o metal e materiais vegetais, privilegiam figuras ligadas à territorialidade. Enquanto as cores, sempre vibrantes, em palhetas coloridas, transmutam-se em referências que se perdem na biografia e na memória/imaginação do artista.

De acordo com o crítico Davi Lara, há uma forte presença da territorialidade na obra de Jerônimo, mas essa territorialidade não esgota seu trabalho, tão inquieto e multifacetado. Em algumas de suas esculturas, rostos se multiplicam, lado a lado, formando composições complexas de feições sobrepostas. Em outras, rostos humanos se misturam a pedaços de corpos e silhuetas de animais, como se formassem o rudimento de um totem indecifrável e profundamente pessoal. “Essas faces múltiplas, que também se veem em seus desenhos e gravuras, além de remeterem à fragmentação e complexidade da condição humana, me parecem um bom símbolo da versatilidade da arte de Jerônimo. Entrar em contato com sua obra pode servir com um convite para que nós assimilemos como a nossa busca pessoal, que tem tantas interfaces, pode dialogar com a força e a vitalidade que se expressa na sua arte”, complementa Davi.

Palacete das Artes é um órgãvinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Mais informações no tel. 71 3117 6987.

Serviço
Exposição “Memórias do Ser”, do artista plástico Jerônimo

Abertura: 20 de fevereiro, às 19h

Visitação: até 18 de março

Terça a sexta, das 13h às 19h/sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h

Palacete das Artes (IPAC/Secult-BA)
Rua da Graça, 284/ 71 3117 6987/6997/ Assessoria: 71 9974 5858/8777 5409
Facebook: Palacete das Artes

Site: https://museupalacetedasartes.wordpress.com/

FH, 19/5/18

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someoneShare on Tumblr


Buscar

Ad
Ad

Impresso Especial

Ad